O CEP
Programa
O programa Comportamento Eleitoral dos Portugueses colocou Portugal no mapa dos estudos eleitorais, tendo levado a cabo inquéritos após as eleições legislativas ao longo das últimas duas décadas. Estes inquéritos permitem compreender o perfil do eleitor português, a mudança eleitoral em Portugal, bem como fazer comparações com outros países.
A principal atividade do CEP consiste em assegurar a continuidade da realização dos inquéritos pós-eleitorais em contexto legislativo, promovendo ao mesmo tempo a visibilidade dos dados e a sua utilização por terceiros para efeitos de análise secundária, consulta pública e uso pedagógico.
Atualmente, o Projecto integra o PASSDA e é financiado no âmbito dessa infraestrutura pela FCT.
O CEP é também membro da infraestrutura europeia MEDEM, que visa criar uma rede de monitorização do processo eleitoral democrático na Europa.
Pesquisadores do CEP desde 2002
O CEP teve por base dois projetos de investigação, a saber: “Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses” (2001-2005) e “Os Contextos do Comportamento Político” (2006-2010), ambos coordenados por António Barreto (ICS-UL), André Freire (ISCTE-IUL), Marina Costa Lobo (ICS-UL) e Pedro Magalhães (ICS-UL).
Conselho Consultivo dos dois Projectos– “Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses” (2001-2005) e “Os Contextos do Comportamento Político” (2006-2010),
Financiadores
O CEP foi inicialmente financiado por dois projetos de investigação aprovados pela FCT, a saber:
– “Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses” (2001-2005) e “Os Contextos do Comportamento Político” (2006-2010), ambos coordenados por António Barreto (ICS-UL), André Freire (ISCTE-IUL), Marina Costa Lobo (ICS-UL) e Pedro Magalhães (ICS-UL).
Atualmente o CEP é financiado pela FCT (www.fct.pt) através da infraestrutura PASSDA (www.passda.pt).